"O Tao produz o Um; o Um compreende o Dois e manifesta-se como Três; o Três produz os dez mil seres"
Lao Tse

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Redução do Colestrol através da acupunctura


 Investigadores mediram os efeitos da inserção de agulhas de acupunctura no ponto E40 (Fenglong) sobre os níveis de colesterol plasmático.

Em um experimento de laboratório, a eletroacupuntura baixou com sucesso os niveis de LDL colesterol. Simultaneamente, a electroacupunctura baixou vários macrófagos pró-inflamatórios ligados à dislipidemia: MCP-1, ICAM-1, IL-1gamma. Os investigadores concluem que a eletroacupunctura no ponto E40 regula negativamente o colesterol plasmático total, colesterol LDL e macrófagos pró-inflamatórios em casos de hiperlipidemia.





Um estudo relacionado revela resultados similares concluindo que a electro-acupunctura baixa os niveis de colesterol e triglicéridos em casos de colesterol elevado.
Os pontos 11F, 12VC e 40E baixaram de forma eficaz os niveis de LDL, colesterol e triglicéridos.


Ling Li, concorda que a acupunctura reduz tanto o colesterol como os triglicéridos. A pesquisa de laboratório mediu as respostas bioquímicas para eletroacupuntura no ponto de 40E para mapear os mecanismos pelos quais a acupuntura reduz hiperlipidemia

O estudo documenta que a eletroacupuntura induz a expressão da nNOS e Mt1. A enzima NNOS medeia a sinalização de óxido nítrico e desempenha um papel importante na sinalização celular, o tônus vascular, a pressão arterial, secreção de insulina, o tom das vias aéreas, angiogênese e peristaltismo. MT1 desempenha um papel importante na protecção contra o stress oxidativo. Com base nestas descobertas, os investigadores concluem que electroacupunctura e o seu efeito sobre o óxido nítrico é fisiologicamente relacionado com a redução dos niveis de colesterol e triglicéridos.

Y. F. Chen, concluiu que a acupuntura impede e inverte acumulações celulares perigosas de materiais grassos em casos de colesterol alto. A pesquisa em laboratório confirma que puncturar 40E previne e reverte a formação de células espumosas. Este tipo de formas de células no local de camadas de gordura é o início da formação de placa aterosclerótica em vasos sanguíneos. A presença de células espumosas é indicativo de um maior risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Com base na pesquisa, os investigadores referem que a acupuntura pode "desempenhar um papel essencial no tratamento da hiperlipidemia e evitar que evolua para um novo nível."

Colesterol LDL oxidada cria inflamação dentro dos vasos sanguíneos. Os macrófagos são atraídos para o local da inflamação para consumir o colesterol LDL. Normalmente, os macrófagos defendem o organismo contra bactérias e outros agentes patogénicos. No entanto, podem ficar envoltos em materiais grasos axo tentar eliminar o excesso de colesterol. Sob um microscópio, pode-se ver que os macrófagos são atropelados pelo colesterol e outros materiais grassos. Os macrófagos danificados assumsem uma aparência espumosa, daí o nome da célula de espuma. Células espuma indicam que as placas que se começam a formar no interior dos vasos são perigosas. Os investigadores concluem que a eletroacupuntura no ponto de acupuntura 40E previne e reverte a formação de células de espuma." Desta forma, a acupuntura ajuda a combater a hiperlipidemia e prevenir doenças cardíacas. 

A pesquisa demonstra que a eletroacupuntura no ponto 40E proíbe significativamente a transformação de macrófagos nas célula de espuma." Os pesquisadores mediram reduções acentuadas em células de espuma como resultado de acupuntura. A estimulação do ponto de acupuntura 40E foi mostrado para diminuir o teor de colesterol de macrófagos. 

As celulas podem diminuir os niveis de colesterol de 2 maneiras. A primeira é converter colesterol em ésteres de colesterol. Este método é limitado, pois pode invadir as células com ésteres e consequente toxicidade. A inserção de agulha de acupuntura no ponto 40E realiza a redução do colesterol por outro método que é completamente não-tóxico. A estimulação 40E aumenta a taxa de  efluxo de colesterol a partir de macrófagos. O efluxo de colesterol é um processo de eliminação do colesterol a partir de células, que é regulada por transportadores intracelulares incluindo ATP proteínas A1, G1 e B1. Ao contrário do processo de éster de colesterol, o processo de efluxo tem uma capacidade virtualmente ilimitada para reduzir o colesterol, porque não há perigo de construir-se o excesso de ésteres de colesterol celular. A inserção de agulha 40E com eletroacupuntura ativa um método importante, seguro e poderoso para as células para reduzir o excesso de teor de colesterol.

A recente pesquisa com células-espuma sobre os efeitos benéficos da acupuntura nos macrófagos vem num momento em que outras notáveis pesquisas surgiram. Recentemente, um inquérito publicado em Neurobiologia Molecular revela que a acupuntura reduz a inflamação e dor muscular por reduzir os macrófagos M1 (células pró-inflamatórias) e aumentar os macrófagos  M2 (celulas anti-inflamatórios). O estudo mediu as respostas em tecidos musculares e confirma que a comutação de M1 para M2 macrófagos fenótipo é desencadeada por estimulação da acupuntura. A acupuntura estimula ações biológicas em que as respostas inflamatórias são reduzidos e as respostas de cura celulares são iniciadas.  

Artigo traduzido de: www.theepochtimes.com/n3/1312334-acupuncture-lowers-high-cholesterol/?sidebar=morein 

Sem comentários:

Enviar um comentário