Energia, Yin Yang, Meridianos, são alguns dos conceitos com os quais temos de estar familiarizados se queremos entender um pouco sobre a Acupunctura e porque ela é tão eficaz no tratamento e na prevenção de doenças.
Os registos mais antigos que temos sobre a acupunctura remontam até há cerca de cinco mil anos atrás, os antigos chineses deixaram-nos um legado maravilhoso que visa o nosso bem-estar, a melhoria da nossa qualidade de vida e até mesmo o aumento da esperança média de vida.
Apesar de já existir muita informação sobre o que é a Acupunctura muitos de nós ainda não sabem, ou tem uma ideia distorcida acerca da forma como ela funciona, daí ter surgido em mim a necessidade de efectuar uma breve explicação que tornasse possível a qualquer pessoa o entendimento não apenas do conceito da doença para a Medicina Chinesa como também do papel desempenhado pelas agulhas que são utilizadas nos nossos tratamentos.
Uma questão de Energia
氣
Para ser mais fácil perceber a questão da energia, do seu papel e da forma como ela se movimenta no nosso organismo vou dar-vos uma imagem: imaginemos que o nosso corpo é uma casa. Uma casa tem uma rede eléctrica que faz funcionar todos os aparelhos necessários ao nosso dia-a-dia, do mesmo modo o nosso corpo também é detentor de um intrincado sistema de meridianos ligados entre si que atravessam o nosso corpo de cima a baixo e por onde circula a energia e que a faz chegar aos mais diversos órgãos e vísceras, nutrindo-os e gerando o seu equilíbrio e bom funcionamento.
A doença na Medicina Chinesa
Entendido este ponto chave podemos então passar à forma como a Medicina Chinesa encara a doença. Para a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) a doença é tida como um desequilíbrio energético que ocorre na circulação da energia que percorre o nosso organismo podendo ser originado por diversos factores (externos ou internos) a partir do momento em que ocorre um desequilíbrio vão existir alterações na forma como a energia vai chegar aos órgãos originando posteriormente o seu mau funcionamento. A Acupunctura e a Fito terapia visam restabelecer a ordem na circulação dessa energia no organismo para que tudo passe a funcionar em equilíbrio e harmonia, como as rodas dentadas de um relógio.
Acupunctura
O tratamento de acupunctura consiste na inserção de agulhas filiformes geralmente com cerca de 0.22mm de espessura em pontos estratégicos dos meridianos, a sua inserção é indolor, podendo ou não, causar sensações como formigueiro, dormência, calor ou prurido. A essência do tratamento não consiste na agulha em si mas no ponto em que ela é colocada e na forma como ela é manejada.
Fito Terapia
A Fito terapia complementa o trabalho da acupunctura e em muitas situações faz o que ela não consegue fazer que é o restabelecimento da energia em casos de insuficiência /vazio, nestes casos a acupunctura por si só é ineficaz e complementa o seu trabalho com o recurso à fito terapia.
Os diversos ingredientes que compõem cada fórmula são combinados em proporções que maximizam os seus efeitos benéficos e inibem possiveis efeitos colaterais.
O conhecimento destas combinações é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa. Elas constituem a principal fonte de prescrição dos acupunctores pelos seguintes motivos:
a) Efeito terapêutico poderoso;
b) Garantia de total inocuidade;
c) Experiência secular e milenar (300-3800 anos) daí a garantia de se saber tudo acerca dos produtos naturais utilizados sendo possível garantir os seus benefícios e segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário