"O Tao produz o Um; o Um compreende o Dois e manifesta-se como Três; o Três produz os dez mil seres"
Lao Tse

quinta-feira, 16 de julho de 2015

As Energias do Organismo - MTC



Olá Leitores

Hoje quero falar-vos das diferentes energias que circulam no nosso organismo, não vou abordar todas elas, apenas três e vou tentar fazê-lo de uma forma compreensível e que não seja exaustiva.

Cada órgão, desempenha um papel fundamental no nosso organismo, que só pode ser cumprido na totalidade se tiver um bom funcionamento, esse bom funcionamento só é conseguido se a energia que alimenta os órgãos estiver a circular em equilíbrio, conforme referido no artigo já publicado neste blogue http://serinteiro22.blogspot.pt/2015/07/medicina-tradicional-chinesa-uma-breve.html

Mas antes de começar a falar de cada órgão em particular, quero abordar as 3 das diferentes energias que percorrem o nosso organismo segundo a MTC, são elas:

a) Energia Ancestral (ou YUAN): é originada no momento da concepção através da fusão do espermatozóide com o óvulo, ela é transmitida na sua totalidade e vai enfraquecendo à medida que envelhecemos, correspondendo a morte ao esgotamento desta energia.
Hereditária
Yin
Circula nos chamados Meridianos Curiosos

b) Energia Nutritiva (ou RONG): tem a sua origem a partir dos alimentos, a partir do Aquecedor Médio de onde a parte pura da energia recolhida dos alimentos sobe ao aquecedor superior,  e daí dirige-se para os Pulmões para iniciar o seu circuito pelos meridianos principais durante 50 vezes ao longo do dia ela é responsável pela homeostase e alimenta energéticamente os órgãos.
Ela é Yabg em comparação com a ancestral e Yin em comparação com a Defensiva.

c) Energia Defensiva (ou WEI): é a energia que tem o papel defensivo do organismo contra as agressões externas (Clima), tem uma circulação rápida, e circula nos Meridianos Tendino-Musculares e Distintos. É a energia mais superficial.


Circuito da Energia RONG:

A energia Rong vai circulando pelos Meridianos Principais chegando a todos os órgãos e vísceras do nosso organismo, ela é a responsável pela sua nutrição e equilíbrio energético pelo que terá de estar sempre na maior harmonia possível.

Ela inicia a sua circulação no MP do Pulmão (P), daí passa ao MP Estômago (E), Intestino Grosso (GI), Baço (RT), Coração (C), Intestino Delgado (ID ou IG), Bexiga (V ou B), Rins (RN), Mestre do Coração (ou Pericárdio) (MC), Triplo Aquecedor (TR); Vesícula Biliar (VB) e por último o Fígado (F), voltado daqui novamente ao Pulmão, sempre neste circuito.

A Acupunctura através das agulhas visa equilbrar esta circulação energética de forma não só a tratar doenças como também ajudando a preveni-las.


Sejam Felizes e lembrem-se:

Tenham Calma e façam Acupunctura!
Keep Calm And DO Acupuncture!

2 comentários: